Roteiros para estudo

Roteiros para estudo: "Roteiros para estudo

Como estudar um assunto, e por onde? Nestas notas dou alguns conselhos e indicações que a minha (longa) experiência revelou terem alguma utilidade. Destinam-se, é claro, a estudantes. No momento, restringem-se a estudantes do bacharelado de física e cursos congêneres (como, por exemplo, o Curso de Ciências Moleculares). Futuramente se dirigirão também a alunos e professores do segundo grau.

Eu poderia economizar espaço dizendo simplesmente o seguinte: estude os 3 volumes do 'Feynman' (R. P. Feynman, The Feynman Lectures on Physics). Mas, as pessoas são diferentes e gostam de poder escolher. E existem livros melhores do que o Feynman (por exemplo: Maxwell, Treatise on Electricity and Magnetism; Newton, Principia). Mas, em algum momento, estude o Feynman!

0.Nível zero.

Begin from the beginning.
Lewis Carroll

Se os livros do Moysés (citados abaixo) estão muito difíceis para você, ou se você quer saber melhor o que é física antes de se embrenhar nela, há ótimos livros que podem ajudá-lo. Gerald Holton, historiador da ciência de Harvard, escreveu um belíssimo texto, Introduction to Concepts and Theories in Physical Science, que apresenta a física no seu contexto histórico e cultural. Mas é um livro de física de verdade, com exercícios e"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unsupervised Machine Learning: What is, Algorithms, Example

Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)