Gota de água resolve problema de alta tecnologia

Gota de água resolve problema de alta tecnologia: "Gota de água resolve problema de alta tecnologia

Gota de água resolve problema de alta tecnologia

Gota de água resolve problema de alta tecnologia

São muitos os nomes pelos quais eles são conhecidos: películas, películas finas, filmes, filmes finos - isso sem contar as versões não traduzidas. São materiais produzidos em camadas tão finas que muitas vezes essas camadas possuem poucas moléculas de espessura. A composição é tão diferente quanto a sua utilização, que vai da construção de transistores plásticos até a proteção anti-corrosiva de metais.

Películas ultra-finas

Materiais tão finos não podem ser manipulados normalmente - eles simplesmente se rasgariam. Mas medir suas propriedades mecânicas é um passo essencial para se garantir que eles vão cumprir o papel que se espera deles.

Como se fazia isso até agora? De posse de um microscópio eletrônico e conhecendo a formulação química da película, os cientistas faziam um monte de cálculos, geralmente utilizando programas de computador específicos para cada material, conhecidos como simuladores. Os resultados dessas simulações, aliados a algumas suposições e conjecturas, dava um valor considerado razoável. Funcionava, claro, mas longe de qualquer exatidão.
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unsupervised Machine Learning: What is, Algorithms, Example

Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)