Comparação da Terra com o Universo

Este post é para aqueles que se sentem muito importantes neste mundo, que pensam que uma simples posição social os transforma em criaturas superiores, e imaginam ser melhores do que os outros porque têm um carro luxuoso na garagem.


Vejam essas ilustrações e, no final, reflitam sob essa grandeza que domina o seu ser.

Aqui, a Terra, o "grande" planeta em que vivemos, é comparada aos outros planetas de dimensões assemelhadas ou inferiores. Como ela é especial, não?

Ooops... mas, quando fica perto dos gigantões Jupiter, Saturno, Urano e Netuno, a Terrinha fica parecendo uma bola de gude.

E quando fica perto do Sol, então, a nossa Casa é um pontinho quase imperceptível. E o Astro-rei, a estrela que nos dá calor, apresenta-se como algo descomunal, de tão imenso que é.

Espera um pouco. Aquele mesmo sol ao lado de outras estrelas. Como ele fica pequeininho!!!

E aqui ele fica menor do que um pixel quando comparado com a gigantesca estrela Antares

Agora... prestem atenção nessa foto obtida pelo Hubble de uma determinada região do espaço. Quantas estrelinhas, não? Estrelinhas? Olhem a foto abaixo...

O que parece ser estrelinhas, na verdade, são galáxias, onde se concentram bilhões e bilhões de estrelas, com zilhões de outros sóis iguais ou maiores do que o nosso.

E, agora? Diante de toda essa imensidão, você ainda acha que aquele carro de luxo, aquele cargo público, aquela polpuda conta bancária fazem de você alguém realmente especial?

Olhemos para o alto e sejamos humildes, reconhecendo que somos importantes, sim, em nossa condição, mas sem perder o bom senso; sem achar que somos melhores do que os outros em absolutamente nada.
____

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unsupervised Machine Learning: What is, Algorithms, Example

Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)