Arduíno no ensino de física - João Cláudio Nunes Cavalho - Ifce

Arduíno no ensino de física
Prof. João Cláudio Nunes Carvalho

A relevância do laboratório de ciência é inquestionável pelos professores, pois a prática experimental consolida a aula teórica, extrapolando a abstração dos conceitos e relações estabelecidas durante a exposição teórica de um conteúdo. Em virtude desta importância, as discussões sobre o tema têm conduzido algumas pesquisas sobre o laboratório didático de Ciências, surgindo classificações quanto ao método empregado. Filho (2000), apresenta algumas concepções relativas à organização das práticas experimentais nos laboratórios de ciência.

Como uma alternativa de baixo custo para experimentos de física, temos o uso do Arduíno:

Arduino, por vezes traduzida ao português como Arduíno,[2] é uma plataforma dehardware livre, projetada com um microcontroladorAtmel AVR de placa única, com suporte de entrada/saída embutido e uma linguagem de programação padrão,[3] na qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.[4] O objetivo d…

Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)

Prof. João Cláudio Nunes Carvalho


 Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) que acontece a cada dois anos. Seu objetivo é proporcionar um ambiente de discussões e debates sobre a pesquisa em ensino de física e a disseminação dos resultados de investigações. O evento congrega pesquisadores e estudantes de pós-graduação que desenvolvem pesquisas na área de ensino de física.

Compõem o evento, de maneira geral, atividades como conferências, mesas-redondas, apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa em sessões de comunicação oral e pôster, debates e atividades complementares.

Campos temáticos:

  • Formação e prática profissional de professores de Física
  • Aprendizagem em Física
  • Filosofia, História e Sociologia da Ciência e o Ensino de Física
  • Linguagem e cognição no Ensino de Física
  • Didática, currículo e avaliação no Ensino de Física
  • Divulgação e comunicação de Física em espaços formais e não formais
  • Tecnologia da informação, difusão tecnológica e o Ensino de Física
  • Políticas públicas e o Ensino de Física
  • Questões teórico-metodológicas da pesquisa em Ensino de Física
  • Ciência, Tecnologia e Sociedade e o Ensino de Física

    Eventos:

    EPEFANOLOCAL
    I1986Curitiba
    II1988São Paulo
    III1990Porto Alegre
    IV1994Florianópolis
    V1996Águas de Lindóia
    VI1998Florianópolis
    VII2000Florianópolis
    VIII2002Águas de Lindóia
    IX2004Jaboticatubas
    X2006Londrina
    XI2008Curitiba
    XII2010Águas de Lindóia
    XIII2011Foz do Iguaçu
    XIV2012Maresias
    XV2014Maresias
    XVI2016Natal
  • Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Arduíno no ensino de física - João Cláudio Nunes Cavalho - Ifce

    DICAS PARA ENEM - João Cláudio Nunes Carvalho

    DICAS PARA ENEM - Parte 3