𝐏𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐞𝐦 𝐣𝐨𝐮𝐫𝐧𝐚𝐥𝐬 𝐝𝐞 𝐚𝐥𝐭𝐨 𝐢𝐦𝐩𝐚𝐜𝐭𝐨

 

𝐏𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐞𝐦 𝐣𝐨𝐮𝐫𝐧𝐚𝐥𝐬 𝐝𝐞 𝐚𝐥𝐭𝐨 𝐢𝐦𝐩𝐚𝐜𝐭𝐨

Prof. João Cláudio Nunes Carvalho

A redação de um artigo científico envolve alguma dose de criatividade e inspiração, mas principalmente técnica e conhecimento da lógica de organização do texto. Uma boa introdução de um artigo em gestão e negócios, por exemplo, segue uma estrutura muito parecida na maioria dos journals:

◽ O 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐨 parágrafo demonstra o que já se sabe sobre o tema, sem enrolações. O que os estudos dos últimos dois ou três anos estão dizendo sobre o tema? Se você citar estudos de 10, 15 ou 20 anos neste parágrafo, provavelmente seu artigo será rejeitado.

◽ O 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨 parágrafo precisa começar com um “however” ou palavra similar. Você precisa demonstrar que ainda há lacunas sobre o tema que precisam ser preenchidas. Aqui é indispensável apresentar fontes muito recentes que comprovem essa lacuna.

◽ Se esses dois parágrafos estiverem bem construídos, o 𝐭𝐞𝐫𝐜𝐞𝐢𝐫𝐨 deve apresentar a pergunta de pesquisa e o objetivo do estudo. Evidentemente, essa pergunta deve endereçar o gap apresentado no parágrafo anterior. Aqui também é importante indicar como a pergunta foi respondida, ou seja, que método de pesquisa foi utilizado.

◽ O 𝐪𝐮𝐚𝐫𝐭𝐨 parágrafo deve demonstrar como o estudo contribui com a teoria e a prática gerencial. Lembre que, diferente de um romance, a ideia não é criar mistério sobre o final da história. Seja claro quanto às contribuições do estudo para que o leitor continue interessado.

◽ Alguns journals recomendam que o 𝐪𝐮𝐢𝐧𝐭𝐨 parágrafo da introdução apresente a estrutura do artigo, com uma breve descrição das seções. Não é uma regra geral, então consulte artigos recentes do journal para confirmar.

Parece simples? Infelizmente não é. Uma boa introdução é determinante para aumentar o interesse de editores e leitores e precisa ser moldada quase artesanalmente.

⏩ Minha sugestão: treine usando essa proposta de estrutura e coloque à prova com pesquisadores mais experientes, que já publicaram em revistas de impacto ou que atuam como revisores nessas revistas. Essa prática pode ajudar a aprimorar a mensagem central do seu artigo e ampliar as chances de ser bem sucedido na submissão.

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