Fora Da Tese: Sócrates (Ciência) x Jesus (Religião)

Fora Da Tese: Sócrates (Ciência) x Jesus (Religião)


Sócrates (Ciência) x Jesus (Religião)
Sócrates e Jesus são duas figuras totalmente opostas, certo? Não, se formos olhar na história deste dois seres, que somente conhecemos o que os outros escreveram sobre eles. Descobriremos que na verdade Sócrates e Jesus são de uma semelhança absurda.

Começaremos pela maneira que eles tratavam o povo. Na época de Sócrates, o povo era dividido entre os que tinham certo conhecimento (Ricos maiores de 21 anos etc.) e o resto (mulheres, pobres, crianças etc.) puro preconceito tolo. Sócrates com toda sua sabedoria, não se importava com o biótipo, a situação financeira, do ser humano da pessoa que ele ensinava, ele apenas se preocupava em propor ideias para engrandecer o espírito de quem aprendia e ao seu próprio.
Na época de Jesus o preconceito existia também, Jesus da mesma forma de Sócrates, não importava com o biótipo, situação financeira, das pessoas a quem ele ensinava o importante para ele era passar seus conhecimentos.

Outro ponto em que estes dois se assemelharam e que ambos não deixaram nada escrito oficialmente. Sócrates deixou diversos ensinamentos, frases, ideais a serem pensadas, porem todas estás foram passadas pelos seus pupilos (Platão e Xenofontes).
O mesmo aconteceu com Jesus. Ele não deixou obra escrita, por ele tudo o que sabemos sobre seus ensinamentos foi nos passado por seus apóstolos. Sejam as suas passagens, suas parábolas, suas reações. A falta de textos escritos por eles mesmos causa certa duvida sobre a existência desses dois filósofos, mas a comprovação da existência deles é simples. O ser humano no seu constante egoísmo, nunca, a não ser por admiração daria crédito a textos, ideias, milagres a outra pessoa que não fosse ele mesmo.


Existem diversos pontos em que Jesus e Sócrates se, mas não vou citar todos espero que vocês que estão lendo o texto procurem detalhes. O último ponto que irei tratar foi à morte de ambos. Sócrates depois de divulgar suas ideias, que eram totalmente contraria a proposta na época foi condenado. Ele poderia negar tudo que ele havia proposto, ou deveria se suicidar. Em honra de suas ideias, Sócrates teve coragem até no fim de sua vida e preferiu morrer.

Já Jesus, com suas ideias, e seu enorme numero de seguidores, conseguiu impor medo ao grande império Romano. Como “castigo” foi caçado, traído, julgado, e morto. O que tem em comum, entre ambas as mortes? Eles morreram defendendo ideias, que serviram para que nossa sociedade evoluísse, um na parte intelectual, o outro na parte espiritual.




Neste post não quis provar que Jesus e Sócrates eram parecidos. Mas sim tentar mostrar, que Religião e Ciência são parecidas e devem sempre andar juntas. Porque como diria Einstein: “Ciência sem Religião é aleijada; e Religião sem Ciência é cega”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unsupervised Machine Learning: What is, Algorithms, Example

Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)