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Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)

Prof. João Cláudio Nunes Carvalho   Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)  é um evento promovido pela  Sociedade Brasileira de Física (SBF)  que acontece a cada dois anos. Seu objetivo é proporcionar um ambiente de discussões e debates sobre a pesquisa em ensino de física e a disseminação dos resultados de investigações. O evento congrega pesquisadores e estudantes de pós-graduação que desenvolvem pesquisas na área de ensino de física. Compõem o evento, de maneira geral, atividades como conferências, mesas-redondas, apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa em sessões de comunicação oral e pôster, debates e atividades complementares. Campos temáticos : Formação e prática profissional de professores de Física Aprendizagem em Física Filosofia, História e Sociologia da Ciência e o Ensino de Física Linguagem e cognição no Ensino de Física Didática, currículo e avaliação no Ensino de Física Divulgação e comunicação de Física em espaços formais e não formais Tecn

Ciência e engenharia da computação: quais as diferenças e qual escolher?

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A área de computação é bastante promissora em termos de emprego e boas colocações no mercado de trabalho. Contudo, pode não ser assim tão simples escolher um curso superior, já que as principais opções estão entre engenharia ou ciência da computação. Mas, afinal, qual a diferença entre os dois e qual é o melhor caminho a seguir?  O  Canaltech  conversou com professores e coordenadores de cursos superiores para facilitar o entendimento. De forma mais simples, a ciência da computação é um curso mais voltado a software, enquanto engenharia da computação tem mais foco em hardware.  De acordo com o Ministério da Educação, os alunos de ciência da computação precisam “ter capacidade de construir aplicativos de propósito geral”. No jargão do setor, estes profissionais devem trabalhar com desenvolvimento.  “O curso de Ciência da Computação tem duração de 4 anos e é mais focado no desenvolvimento de softwares e estudo de linguagens de programação bem como no desenvolvimento de aplicaçõ

VPhyton - Prof. João Cláudio Nunes Carvalho

Prof. João Cláudio Nunes Carvalho Material direcionado para os alunos de engenharia e computação do IFCE  - Campus Maracanaú VPhyton VPython  é um módulo adicional para Python, que inclui classes para criar vários tipos de formas geométricas em três dimensões, podendo ser colocadas em movimento facilmente. VPython usa a biblioteca gráfica  OpenGL . A versão mais recente, 7, lança as animações dentro dum browser, usando WebGL e Javascript. VPython é software livre que pode ser descarregado no seu  sítio Web  e instalado em todos os principais sistemas operativos. Lançamento de projéteis no ar from vpython import * def deslocar (corpo): global dt queda = True p = corpo.traj.point(corpo.traj.npoints-1)[ 'pos' ] corpo.pos += dt*corpo.v + dt**2*corpo.a/2. if corpo.v.y < 0 and corpo.pos.y < corpo.radius: if p.y != corpo.pos.y: f = (p.y - corpo.radius)/(p.y - corpo.pos.y) corpo.pos -= (1 -

Arduíno no ensino de Física - João Cláudio Nunes Carvalho

http://www.esramada.pt/index.php/alunos/trabalhos/fisica-e-python

Python aplicado ao ensino de física - Prof. João Cláudio Nunes Carvalho

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Prof. João Cláudio Nunes Carvalho Python Python  é uma linguagem de programação que tem ganho muita popularidade no ensino e na investigação, por ser fácil de aprender e devido à sua facilidade de extensão que faz com que existam muitos módulos disponíveis. Python, é software livre, que pode ser instalado e utilizado em todos os principais sistemas operativos. Nas distribuições do sistema GNU/Linux Python costuma vir já instalado, porque muitos outros programas dependem dele. Idle Idle  é uma interface gráfica para Python. Idle faz parte integral de Python e pode já estar instalada junto com o Python, mas em alguns sistemas vem num pacote separado. Por exemplo, em Ubuntu é necessário instalar o pacote adicional idle . Idle pode ser iniciado desde um menu ou escrevendo o comando "idle" numa consola. O programa Idle cria uma janela chamada  Python Shell ( figura 1. ), onde podem ser escritos comandos do Python de forma interativa. Os três caracteres  >>>  indi

DICAS PARA ENEM - Parte 3

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Dicas para o ENEM - parte 3- Prof. João Cláudio Nunes Carvalho Segue a seguir um conjunto de links comentados acerca de materiais, provas, simulados, sobre o ENEM: 1) Resoluções comentadas de provas do enem do Curso Objetivo http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem.asp 2) Questões resolvidas de probabilidade no ENEM http://mmadasexatas.com.br/questoes-resolvidas-de-probabilidade/ 3) Exercícios de Análise Combinatória https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-analise-combinatoria/ 4) As 4 questões mais difíceis de Física do Enem 2015 https://blog.enem.com.br/as-4-questoes-mais-dificeis-de-fisica-do-enem-2015/ 5) Solução de uma questão de Certos tipos de superfícies na natureza podem refletir luz de forma a gerar um efeito de arco-íris. Essa característica é conhecida como iridescência e ocorre por causa do fenômeno da interferência de película fina. A figura ilustra o esquema de uma fina camada iridescente de óleo sobre uma poça d’água. Part

DICAS PARA ENEM - Parte 2 - Prof. João Cláudio Nunes Carvalho

Dicas para o ENEM - parte 2 - Prof. João Cláudio Nunes Carvalho Segue a seguir um conjunto de links comentados acerca de materiais, provas, simulados, sobre o ENEM: 1) dicas de estudo para conteúdos de física No link acima temos um guia elaborado pelo Guia dos estudante, acerca de dicas de estudo para conteúdos de física que caem no ENEM. 2) Dicas do excelente canal do Youtube, FISICATOTAL, acerca de dicas de física que caem no ENEM. Dicas  do excelente canal do Youtube, FISICATOTAL, acerca de dicas de física que caem no ENEM. 3) Os 8 assuntos de física que mais caem no Enem Os 8 assuntos de física que mais caem no Enem 4) 10 conteúdos mais cobrados em Matemática na prova do Enem